Aula 003
População e Amostra
A pesquisa científica, observacional ou experimental, busca dados sobre a tese a ser comprovada e estabelece comparações entre grupos com características distintas.
Falando de forma simplória, ela verifica:
- O que?
- Características a serem observadas - variáveis
- Quem:
- Elementos a serem pesquisados - população
- Como
- O instrumento de coleta de dados - questionário ou entrevista estruturada
E como a estatística interage com essa pesquisa?

A primeira pergunta de um pesquisador, no início da pesquisa, é: serão coletados os dados de toda uma população ou apenas uma parcela representativa dessa população?
Nesse ponto, o pesquisador deve observar que se coletar uma amostra grande demais, haverá desperdício de tempo, dinheiro e trabalho. Contudo, coletar uma amostra pequena demais também pode gerar desperdício de tempo, dinheiro e trabalho.
Mas afinal, o que é população? E o que é amostra?
População e Amostra
População é todo o conjunto de elementos que têm em comum uma determinada característica. Ou seja, no universo de uma pesquisa são todas aquelas pessoas que possuem características necessárias para responder as perguntas.
Exemplo:
Se a pesquisa envolve um questionário em relação a um produto, a população são todas as pessoas que consomem aquele item.
Se for uma pesquisa eleitoral, são todos os eleitores de uma região.
Se for o censo, a população é toda a população brasileira.
Se for sobre a torcida de um time de futebol, a população é composta de todos os torcedores desse time.
Já amostra, é um subconjunto de elementos da população, desde que esse subconjunto seja não vazio e com número de elementos menor que o número de elementos da população. Ou seja: \(0 < n(A) < n(P)\), onde:
- \(n(A)\) = número de elementos da amostra
- \(n(P)\) = número de elementos da população

E o que isso quer dizer? Colocando de forma básica, a amostra pode ser definida dentro da população como os “indivíduos que responderam à pesquisa”.
O tamanho da amostra
Definir o tamanho da amostra é uma das principais dificuldades do pesquisador. O tamanho da amostra é independente do tamanho da população e não determina se a amostra é boa ou ruim. O que mais importa, na hora de escolher o tamanho de uma amostra, é o grau de similaridade dessa amostra com a população.
O cálculo do tamanho da amostra deve levar em consideração os seguintes fatores:
- nível de confiança
- a precisão desejada para os resultados obtidos
- a variabilidade dos dados (o quanto estão dispersos em relação à característica em estudo)
- o custo
Na hora de escolher uma amostra ou coletar os dados, o pesquisador deve tomar cuidado para não fazer uma coleta tendenciosa. Se essa coleta for tendenciosa, seja por descuido, seja propositalmente, é dito que a amostra está viciada.
Para evitar isso, o primeiro cuidado é garantir que a amostra seja representativa de todos os perfis da população. Ou seja, quanto mais parecida com a população, melhor a amostra.